terça-feira, 18 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO D


"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -

Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?

Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.

Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008]

Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.

Escola 15 de Junho - 1.º ANO G

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -


Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?


Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.


Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008


Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.